sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Fermentões - Beco - Soutelo - Cabreia 20-01-08

A primeira volta de BTT após a criação do nosso BLOG, foi de aproximadamente 45Km, que consistiu no seguinte trajecto, Fermentões – Beco “Velho” – Soutelo – Minas do Braçal – Cabreia. O trajecto de regresso a casa fez-se por o mesmo percurso, uma vez que não tivemos oportunidade de explorar novos caminhos naquela área, devido ao escasso tempo.
Fomos 3 elementos a realizar esta volta, eu (Filipe), Horácio e Marco, mas encontramos bastantes praticantes da modalidade pelos trilhos em que andamos.

Esta voltinha inicialmente estava prevista como descompressão a Maratona de Sepins, uma vez que esta se revelou uma surpresa em relação ao grau de dificuldade. Aproveito para referir que a organização da mesma está de parabéns. Contudo o vigoroso ritmo imposto não possibilitou tal situação.

O Beco “Velho” é característico pelas suas passagens estreitas numa zona pouco conhecida das gentes que não andam nas andanças do BTT, e que não são do lugar do Beco. Este é um trajecto bem conhecido do BTT uma vez por esta zona passa a já consagrada meia maratona Vale do Vouga.

A passagem por Soutelo é muito rolante, podendo ser feita pelas terras de cultivo inseridas no meio da aldeia.

Após está zona seguimos paralelamente ao Rio Vouga até a zona da ferro via, para aí entrar nos caminhos em direcção as Minas do Braçal e Cabreia.

Já que andamos em zonas florestais, vou aproveitar para mostrar sempre que for possível algumas situações que não se deveriam verificar. Esta foi observada no início da zona pedestre marcada pela câmara de Sever de Vouga na zona da cabreira. São lamentáveis estas situações, numa área de lazer, a qual é alvo de investimentos pela autarquia local, e que alguns continuam a não respeitar.

O trajecto no sentido da Cabreira para a Foz é muito rápido, o que possibilita um andamento bastante agradável pela sucessivas e curvas e contra curvas.

Boas pedaladas.

Sem comentários: